Comunicação comunitária para o bem-estar em tempos de pandemia: o caso da Rede de migração Unidos no Brasil atuando na comunidade de João de Barro, Boa Vista-RR
Resumo
O artigo busca descrever as atividades realizadas pela equipe da Rede de Migração Unidos no Brasil na comunidade de João de Barro, incluindo a aplicação de questionários e a realização de diagnósticos para entender as necessidades da comunidade em relação à Covid-19. Foram selecionados quatro multiplicadores comunitários, que foram treinados e encarregados de formar grupos de até cinco moradores para discutir questões de saúde e combater a desinformação. A metodologia da Teoria da Mudança foi usada para avaliar o impacto da ação. Estima-se que a ação tenha impactado entre 360 e 480 pessoas diretamente e até 1764 indiretamente. O projeto teve maior participação de migrantes venezuelanos e colombianos e contou com o apoio de líderes comunitários locais. O projeto de comunicação teve um impacto positivo na comunidade, promovendo a saúde pública e ajudando a combater as fake news. A partir dessa experiência, uma iniciativa de associação de mulheres foi formada, buscando empoderar as mulheres e realizar projetos comunitários. Foi identificada a necessidade de uma jornada de vacinação e um posto de saúde na comunidade, e a Rede de Migração está trabalhando para promover essa mudança. Os multiplicadores comunitários têm um papel crucial na disseminação de informações corretas e confiáveis e no fortalecimento da comunidade, tendo acesso a grupos de pessoas difíceis de alcançar e ajudando a capacitar outras pessoas dentro da comunidade.