PLATAFORMIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E PANDEMIA NO CONTEXTO MIGRATÓRIO
DESCONEXÃO E EXCLUSÃO
Resumo
Os grandes investimentos de escolas e redes públicas para levar educação às crianças durante a pandemia se mostraram insuficientes para muitas famílias migrantes recém-chegadas ao país. Na rede municipal de Boa Vista (RR), em que cerca de 16% do alunado em 2021 era composto por crianças migrantes (OBSERVATÓRIO DE BOA VISTA, 2022), muitas vivendo nos abrigos da Operação Acolhida, observamos limitações por não possuírem dispositivos adequados (COGO; CAMARGO; GENERALI, 2021) e, aqueles que possuem, apresentam restrições de acesso à internet (R4V, 2020). Paralelamente, observamos edtechs contabilizar saldos muito positivos, apresentando faturamento igual ou superior a antes da pandemia (CIEB, 2021). A partir de pesquisa empírica, constatamos que o fechamento físico das escolas não apenas evidenciou como ampliou a exclusão da população migrante em situação mais vulnerável, em decorrência de sua desconexão (GARCÍA CANCLINI, 2015).