PLATAFORMIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E PANDEMIA NO CONTEXTO MIGRATÓRIO

DESCONEXÃO E EXCLUSÃO

Autores

  • Sabrina Generali ESPM

Resumo

Os grandes investimentos de escolas e redes públicas para levar educação às crianças durante a pandemia se mostraram insuficientes para muitas famílias migrantes recém-chegadas ao país. Na rede municipal de Boa Vista (RR), em que cerca de 16% do alunado em 2021 era composto por crianças migrantes (OBSERVATÓRIO DE BOA VISTA, 2022), muitas vivendo nos abrigos da Operação Acolhida, observamos limitações por não possuírem dispositivos adequados (COGO; CAMARGO; GENERALI, 2021) e, aqueles que possuem, apresentam restrições de acesso à internet (R4V, 2020). Paralelamente, observamos edtechs contabilizar saldos muito positivos, apresentando faturamento igual ou superior a antes da pandemia (CIEB, 2021). A partir de pesquisa empírica, constatamos que o fechamento físico das escolas não apenas evidenciou como ampliou a exclusão da população migrante em situação mais vulnerável, em decorrência de sua desconexão (GARCÍA CANCLINI, 2015).

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Publicado

2022-12-29

Como Citar

Generali, S. (2022). PLATAFORMIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E PANDEMIA NO CONTEXTO MIGRATÓRIO: DESCONEXÃO E EXCLUSÃO. SÉCULO XXI: Revista De Relações Internacionais - ESPM, 13(2). Recuperado de https://seculoxxi.espm.br/xxi/article/view/196