O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES PARA AUTORES

A Século XXI: Revista de Relações Internacionais se estrutura em três seções: Dossiê, Artigos Científicos e Resenhas.

1. A Comissão Editorial da Século XXI – Revista de Relações Internacionais da ESPM-SUL aceita trabalhos originais e inéditos (de autoria individual ou coletiva) sob a forma de artigos científicos efetivamente ligados a pesquisas. Trabalhos não inéditos (vale dizer, já publicados) só serão aceitos nos seguintes casos: a) de edição esgotada ou de difícil acesso a pesquisadores brasileiros; b) os textos devem estar explicitamente ligados a pesquisas no campo das Relações Internacionais; c) de tradução para língua diversa da do original; d) outra circunstância ou motivo relevante e justificado ficará a critério da Comissão Editorial decidir acerca da publicação, tendo em vista o fomento do debate científico no país.

2. As colaborações podem ser enviadas em três línguas: português, espanhol ou inglês.

3. A submissão é feita através do e-mail revistaseculo21@espm.br

4) O limite para o artigo é de 20 páginas e para a resenha é de 5 páginas, digitados em Word for Windows, com fonte Times New Roman, tamanho 12, entrelinhamento médio (espaço 1,5), com justificativa no final da linha.

5) O título deve constar na margem esquerda, digitado em caixa alta em fonte Times New Roman, tamanho 14 e em negrito.

6) Os subtítulos no interior do artigo devem ser digitados em caixa alta e baixa, com fonte em negrito, de tamanho 12, idêntico ao do texto.

7) O nome do autor deve estar logo abaixo do título, a margem esquerda. No rodapé da primeira página devem constar as credenciais acadêmico-profissionais do autor, em no máximo 5 linhas, seguidas de um endereço eletrônico de referência.

8) O resumo e o abstract (em inglês) devem ter até 10 linhas, em fonte tamanho 10, e ser inseridos no início do texto, acompanhados de palavras-chave/key-words (de 3 a 5).

9) As notas de rodapé (na mesma página) devem ser usadas exclusivamente para comentários necessários ao desenvolvimento da exposição.

10) Citações com mais de três linhas devem ser destacadas do parágrafo e digitadas em espaço simples, com fonte tamanho 10 e sem aspas. Todas as citações precisam ser listadas ao final do texto, na seção “Referências bibliográficas” (em fonte de mesmo tamanho), por ordem de sobrenome de autor. No corpo do texto, devem ser indicados, entre parênteses, apenas o sobrenome do autor, a data e a(s) página(s), conforme a ABNT.

11) Textos formatados fora dessas normas não serão aceitos pela Comissão Editorial. A Comissão Editorial reserva-se o direito de realizar nos textos todas as modificações formais necessárias ao enquadramento no projeto gráfico da revista.

12) Os trabalhos recebidos são analisados primeiramente pela Equipe Editorial, que se reserva o direito de definir se os mesmos estão de acordo com o perfil da revista. Em caso negativo, os autores são informados da decisão tomada. Em caso positivo, o trabalho é enviado para dois avaliadores, que poderão ser integrantes do Conselho Editorial ou avaliadores externos. Após analisar as avaliações, a Comissão Editorial toma sua decisão considerando as seguintes opções: aceitar; aceitar com revisões; submeter novamente para avaliação; ou rejeitar. A decisão é então informada aos autores.

Todo o artigo submetido para à Século XXI – Revista de Relações Internacionais deve vir com a Declaração de Direito Autoral.

Eu ___(nome do autor) _____cedo à Século XXI – Revista de Relações Internacionais da ESPM-Sul os direitos autorais de publicação de meu artigo __(título do artigo)___.";